ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS

Khaled Omar Mohamad El Tassa, Alana Boaron, Tiago Lyczakouvski, Marco Antônio dos Santos Pepe, Jonatas Gutervil, Fernanda Langaro Ramos, Ivan Falbot, Pedro Miguel Paszko, João Leriano Machado Neto

Resumo


O estudo apresenta e contextualiza relatos de experiências de acadêmicos de um curso de licenciatura em Educação Física vivenciadas no contexto escolar, vinculado à disciplina Estágio Supervisionado Curricular nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de uma Universidade Pública do Estado do Paraná. O estudo teve como objetivo apresentar e analisar experiências de acadêmicos de um curso de Licenciatura em Educação Física, vivenciadas no período do Estágio Supervisionado Curricular no ano de 2014. Os dados foram registrados através de anotações em diário de campo e fichas de avaliação, desde o início do desenvolvimento até o término das atividades do Estágio Supervisionado, perfazendo um total de seis meses. Os resultados do estudo evidenciam a importância da participação dos acadêmicos em atividades cotidianas da escola para aquisição de conhecimentos, sendo o Estágio Supervisionado Curricular excepcional espaço no processo da formação acadêmica, para o exercício de propostas metodológicas e superação de desafios, na busca de uma formação profissional cada vez mais qualificada.

Palavras-chave


Educação Física; Estágio Supervisionado; Formação Profissional.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.3738/1982.2278.1434