REAÇÃO AO DESEMPENHO DO TUTOR EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA
Resumo
Diante das mudanças nos contextos organizacionais e educacionais, os cursos de graduação a distância multiplicaram-se na última década no Brasil, mas as pesquisas na área ainda são incipientes. Portanto, mais estudos são necessários para sistematizar conhecimentos e ampliar as discussões acerca da eficácia e aplicabilidade dessa modalidade de ensino, contribuindo assim para o planejamento e o aprimoramento das ações educacionais a distância. Nesse sentido, a presente pesquisa objetivou descrever a satisfação dos alunos de um curso de graduação a distância em relação ao desempenho do tutor. Foi avaliado um curso de Pedagogia a distância de uma instituição particular de ensino. O instrumento Reação ao Desempenho do Tutor foi aplicado pela internet em 27 alunos. Foram realizadas análises descritivas dos dados e discute-se o resultado da média, desvio-padrão, moda, mínimo, máximo e a concentração das respostas dos participantes da pesquisa. Os resultados indicaram que os comportamentos do tutor que causaram maior satisfação nos alunos referem-se ao domínio do conteúdo e ao desempenho didático, e os que causaram maior insatisfação referem-se à qualidade da interação tutor-aluno. Tais resultados pretendem contribuir para a reflexão sobre o papel do tutor na EAD, divulgação de um instrumento de avaliação desenvolvido nesse contexto, bem como para o desenvolvimento de uma cultura de avaliação dos efeitos dos cursos de graduação a distância, visando o aprimoramento dessas ações.
Palavras-chave
Educação a distância; Reação ao curso; Desempenho do tutor
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.3738/1982.2278.1530