ENSINO EM GRUPO E DEBATE PARA A APRENDIZAGEM DE TEORIAS RELACIONADAS À ORIGEM DA VIDA E EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NOS 3º. ANOS DO ENSINO MÉDIO DA E. E. PIRASSUNUNGA, SP.
Resumo
Considera-se que cabe ao ensino de Biologia (Ciências da Natureza) no Brasil, dotar os alunos de chaves essenciais para a solução de questões científicas e técnicas do cotidiano relacionadas a temas de cunho filosóficos, sendo que dentre essas questões, encontram-se discussões sobre as teorias relacionadas à origem da vida e processos evolutivos, assuntos interligados e permeados por crenças, dogmas e ideologias que, caso não passem por um amplo e delicado planejamento e reflexão por parte do docente, podem gerar controvérsias e discussões não dialéticas em sua abordagem em salas de aula. Por meio da utilização das metodologias de Ensino em Grupos e Discussões e Debates, a intervenção pedagógica realizada propiciou uma aprendizagem ativa, promovendo com dinamismo, eficiência e eficácia conhecimentos sobre os temas origem da vida (Criacionismo, Panspermia, Design Inteligente) e Evolucionismo (Lamarckismo, Darwinismo e Neodarwinismo ou Teoria Sintética da Evolução). Também, notou-se ao final do projeto melhoria nas competências leitora e escritora. Contudo, ainda há necessidade de se aprofundar técnicas de leitura filosófica e interpretação de texto com os discentes. Os partícipes do projeto também demonstraram preocupação com a continuidade do projeto para os futuros colegas, evidenciando, princípios norteadores de cidadãos conscientes e responsáveis socialmente.
Palavras-chave
Ensino de Ciências; Evolução e Origem da Vida; Projeto Didáticos
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.3738/1982.2278.2908