Como se produz desastres?: o processo de licenciamento da barragem de rejeitos da Hydro Alunorte, em Barcarena, Pará

Autores/as

  • Jondison Cardoso Rodrigues Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
  • Marcel Theodoor Hazeu Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Sabrina Mesquita do Nascimento Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.3590

Resumen

O artigo analisa o processo de licenciamento da barragem de rejeitos da Hydro Alunorte, em Barcarena, no estado do Pará e como este contribui na produção de riscos e desastres socioambientais. O procedimento metodológico se pautou: 1) na análise documental do processo de licenciamento; 2) na compreensão da base legal; e, 3) registros “não-oficiais” (relatos, narrativas e diálogos com lideranças). A abordagem teórico-metodológico é pautada na Sociologia dos Desastres. O estudo constatou inúmeras irregularidades no processo de licenciamento, das três grandes expansões produtivas. Destacamos no artigo: 1) a dispensa de Estudos de Impacto Ambiental; 2) a não-realização de fiscalizações e monitoramento das barragens de rejeitos; 3) a não-observância das bases legais, como a Política Nacional de Segurança de Barragens; 4) ações de natureza antidemocrática/não participativa e com violação de direitos humanos. Há um discurso afinado da empresa e do Estado, pautado no gerenciamento social e ambiental compartilhado, por exemplo, ao negar o transbordamento da barragem (em 2018) e de “culpabilização da chuva”. Avaliamos que o licenciamento ambiental não constitui um elemento técnico crítico e sim componente político e “contribuidor” de desastres e crimes ambientais, assim como tais irregularidades contribuem diretamente para os consecutivos desastres ocorridos nos últimos anos.

Biografía del autor/a

  • Jondison Cardoso Rodrigues, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
    Possui formação interdisciplinar. É Licenciado em Ciências Naturais (2007/UFPA), Especialista em Educação Ambiental e Uso Sustentável dos Recursos Naturais (2009/UFPA), Mestre em Ciências Ambientais (2012/UFPA) e Doutor em Desenvolvimento Socioambiental (2018/UFPA). Pós-Doutorando em Desenvolvimento Regional pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).Tem experiência: na área de Educação Ambiental e Uso Sustentável de Recursos Naturais; Relação Sociedade-Natureza; Política ambiental Portuária, ambientalização empresarial, planejamento, sustentabilidade ambiental, conflitos socioambientais, Estudo sobre gestão ambiental e responsabilidade social corporativa de cunho crítico, políticas públicas territoriais. Hoje atuando principalmente: Estado, políticas públicas, investimentos infraestruturais e portos, desenvolvimento regional, politicas territoriais no Oeste do Pará e portos no rio Tapajós, grandes projetos na Amazônia (hidrovias, mineração, ferrovias e hidrelétricas) e resistências sociais.
  • Marcel Theodoor Hazeu, Universidade Federal do Pará (UFPA)
    Graduação em Ciências Ambientais e mestrado em Ciências Ambientais na Agricultural University ? Wageningen, mestrado em Planejamento do Desenvolvimento e doutorado em Desenvolvimento socioambiental pela UFPa/Núcleo de Altos Estudos Amazônicos. Professor/pesquisador da Faculdade de Serviço Social na UFPa e do Programa de Pós-Graduação de Serviço Social, líder do Grupo de pesquisa Sociedade, Território e Resistências na Amazônia (GESTERRA/PPGSS/ISA/UFPA) e membro do grupo de pesquisaTrabalho, Empresas e Mercados Globalizados (GETTAM/NAEA/UFPA). Pesquisador e articulador voluntário da Sociedade de Defesa dos Direitos Sexuais na Amazônia (Sodireitos). Tem experiência na área de Ciência Interdisciplinar e Ciências Ambientais, com ênfase nos estudos de Desenvolvimento, atuando nos seguintes temas: Formação Social da Amazônia, Migrações, Conflitos Socioambientais, Grandes Projetos, Deslocamentos Forçados, Desenvolvimento regional, Movimentos Sociais, Amazônia, Migração, Tráfico de Pessoas, Infância e Adolescência na Amazônia e Direitos Sexuais.
  • Sabrina Mesquita do Nascimento, Universidade Federal do Pará (UFPA)
    Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Desenvolvimento de Áreas Amazônicas (Curso "Cidades na Amazônia: História, Ambiente e Culturas") pelo Programa Internacional de Formação de Especialistas em Desenvolvimento de Áreas Amazônicas - FIPAM XXII -, do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA). Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PDTU), UFPA/NAEA. Doutora em Desenvolvimento Socioambiental (UFPA/NAEA/PDTU), com realização de período sanduíche no Laboratoire Interdisciplinaire de Sociologie Économique (LISE/CNAM), sob a orientação do professor Dr. Christian Azaïs e financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Doutoranda em Sociologia pela Université Paris 13.

Publicado

2019-10-31

Número

Sección

Artículos