O sucesso educacional: uma análise dos condicionantes da qualidade educacional em Minas Gerais
Resumo
Uma educação de qualidade é de extrema importância para o desenvolvimento humano, exercendo influência até mesmo nas suas relações interpessoais. Todavia, até mesmo entre os especialistas da área, não se firmou um consenso sobre o que seja a qualidade educacional e as quais aspectos ela se refere propriamente. Assim, este estudo tem como objetivo a compreensão de quais fatores podem exercer influência sobre a qualidade educacional, além de realizar uma comparação acerca de como os condicionantes se comportam frente à mudança de mensuração de qualidade. Para isso, foi empregada a técnica de regressão linear múltipla com procedimento stepwise, mantendo-se as variáveis explicativas. No primeiro modelo, a qualidade é mensurada através do IDHM – Educação, enquanto no segundo foi utilizado o desempenho médio no Ideb. Os resultados evidenciaram que a taxa de analfabetismo, a taxa de frequência e os gastos com educação corroboraram-se como condicionantes da qualidade nos dois modelos, enquanto o acesso a laboratórios de informática não apresentou a significância desejada para o segundo modelo. Portanto, conclui-se que a qualidade educacional pode ser mensurada através de diversos aspectos, condicionados por diferentes fatores, implicando em uma maior dificuldade na elaboração de políticas educacionais que tenham como objetivo a maximização da qualidade educacional.
Palavras-chave
Qualidade educacional. Minas Gerais. Condicionantes da qualidade educacional.
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PDFDOI: https://doi.org/10.3738/1982.2278.3599