DESCOMPASSO ENTRE ESTILO DE ENSINO/APRENDIZAGEM E OS OBJETIVOS DOS ALUNOS

Autores

  • Carla Regina Rachid Otavio Murad UFTM e FActhus

DOI:

https://doi.org/10.3738/nucleus.v7i1.360

Palavras-chave:

Estilos cognitivos. Língua inglesa. Aprendizagem de línguas. Cognitive styles. English. Language learning.

Resumo

Existem dois estilos cognitivos básicos de aprendizagem e de ensino que são compostos por cinco dimensões: sensorial/intuitivo; visual/global; ativo/reflexivo; seqüencial/global e dedutivo/indutivo. O foco desta pesquisa recairá sobre esta última dicotomia, que se refere às duas formas de se processar informação. Trata-se de um estudo de caso com 17 sujeitos e uma professora-pesquisadora em que verificou-se um descompasso entre as preferências da professora (priorizar o uso da língua) e os objetivos dos alunos (aprender gramática). Para contornar as dificuldades encontradas devido a esse descompasso, concluiu-se que o conteúdo de um curso de línguas deve ser trabalhado dedutiva e indutivamente, a fim de atender aos diferentes estilos de aprendizagem. Além disso, os objetivos (ou interesses) do grupo devem ser priorizados, sempre que possível, sobretudo no caso de aprendizes adultos.

Biografia do Autor

  • Carla Regina Rachid Otavio Murad, UFTM e FActhus
    graduação em Letras-Tradução pela Universidade de Brasília (1992) e mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Tem experiência na área de Lingüística Aplicada com ênfase em Ensino/Aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira.

Downloads

Publicado

21.05.2010

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1-10 de 1170

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)