DESCOMPASSO ENTRE ESTILO DE ENSINO/APRENDIZAGEM E OS OBJETIVOS DOS ALUNOS
DOI:
https://doi.org/10.3738/nucleus.v7i1.360Palavras-chave:
Estilos cognitivos. Língua inglesa. Aprendizagem de línguas. Cognitive styles. English. Language learning.Resumo
Existem dois estilos cognitivos básicos de aprendizagem e de ensino que são compostos por cinco dimensões: sensorial/intuitivo; visual/global; ativo/reflexivo; seqüencial/global e dedutivo/indutivo. O foco desta pesquisa recairá sobre esta última dicotomia, que se refere às duas formas de se processar informação. Trata-se de um estudo de caso com 17 sujeitos e uma professora-pesquisadora em que verificou-se um descompasso entre as preferências da professora (priorizar o uso da língua) e os objetivos dos alunos (aprender gramática). Para contornar as dificuldades encontradas devido a esse descompasso, concluiu-se que o conteúdo de um curso de línguas deve ser trabalhado dedutiva e indutivamente, a fim de atender aos diferentes estilos de aprendizagem. Além disso, os objetivos (ou interesses) do grupo devem ser priorizados, sempre que possível, sobretudo no caso de aprendizes adultos.Downloads
Publicado
21.05.2010
Edição
Seção
Artigos