A IMPORTÂNCIA DA ANTROPOLOGIA CULTURAL PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo demonstrar que os conceitos elevados pela Antropologia Cultural, são benéficos para a Educação Infantil, favorecendo o convívio de pessoas diferentes no ambiente escolar, a valorização de todas as expressões culturais, e consequentemente agregando valores ao desenvolvimento da criança. Nota-se que no ambiente escolar a cultura elitista é predominante, ocasionando no preconceito cultural e social, desta forma a proposta apresentada leva a uma mudança desde a prática pedagógica até a convivência das crianças presentes no local. A metodologia utilizada para a elaboração deste, foi a revisão bibliográfica e a pesquisa de campo, com a técnica do questionário. A pesquisa foi realizada em uma escola de educação infantil, na cidade de Franca - SP, sendo ela uma instituição particular, e também conveniada ao programa “Mais Creches” (onde a prefeitura em situações especiais, compra vagas da rede particular para atender a demanda de crianças), por fim os dados obtidos pela pesquisa foram analisado qualitativamente. Ao término deste estudo, podemos concluir que a Antropologia Cultural é um instrumento favorável à prática pedagógica, capaz de combater o preconceito no ambiente escolar, e valorizar a individualidade de cada aluno.
Palavras-chave
Antropologia Cultural; Educação Infantil; Diversidade Cultural; Preconceito na escola;
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.3738/1982.2278.3611