PROPOSTAS DE ATIVIDADES DIDÁTICAS ENVOLVENDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA - Nota Técnica

Paulo César Xavier Duarte, Adriele de Souza Oliveira

Resumo


Este artigo aponta que autores como Britto, D’Ambrósio, Mendes, Nobre, Miguel e Miorim, Eves, Howard, entre outos, defendem o uso da História da Matemática no ensino da Matemática, pois ao fazer sua integração no ensino, esta auxilia em uma melhor compreensão dos conteúdos, apresentando o processo de transformação e etapas de evolução da Matemática através de povos, como Egípcios, Babilônios, Gregos, entre outros, resgatando informações culturais, sociológicas e antropológicas. Sendo assim, destaca-se que o objetivo geral deste artigo é mostrar exemplo de que maneira podem ser trabalhadas atividades em salas de aula envolvendo a História da Matemática, trazendo proposta que possa ser aplicadas no Ensino Médio. Quanto à metodologia, esta é uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e natureza básica. Em relação aos objetivos, trata-se de uma pesquisa descritiva, pois é baseada em assuntos teóricos, de modo que são pesquisadas referências que já existem sobre o tema. Sendo assim, através deste artigo espera-se pontuar como a História da Matemática pode ser utilizada em salas de aula e exemplificar essa utilização em conteúdos do Ensino Médio, procurando responder a seguinte questão de pesquisa: Como as atividades didáticas envolvendo a História da Matemática podem auxiliar na aprendizagem dos estudantes? Como resultado, podemos indicar que as atividades de História da Matemática podem ser um complemento para o ensino e a aprendizagem da Matemática, contribuindo desta maneira para a formação geral dos discentes do Ensino Médio.

Palavras-chave


Matemática. História da Matemática. Ensino Médio.

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DOI: https://doi.org/10.3738/1982.2278.3909