DESENVOLVENDO A MATEMÁTICA COMO INSTRUMENTO PARA A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar conceitos relativos ao meio ambiente e ressaltar a importância da abordagem da Educação Ambiental por meio da disciplina Matemática. Baseado nisso, buscou-se responder o seguinte questionamento: Como a Matemática pode contribuir para a Educação Ambiental? O desenvolvimento desta pesquisa ocorreu através de estudos bibliográficos que versaram sobre o meio ambiente, os temas transversais, a metodologia de resolução de problemas e os conceitos matemáticos estudados. Como fundamentação teórica, foram utilizados os PCN (1997), além de obras de diversos teóricos que salientam a relevância do estudo deste tema. O que pode ser observado através deste artigo é que a utilização da Matemática como ferramenta para o estudo de problemas envolvendo questões ambientais auxilia os educandos a estabelecer relação entre a Matemática escolar e a Matemática presente nas questões ambientais, contribuindo, dessa maneira, para que os estudantes tornem-se cidadãos críticos e participativos para aturarem no meio ambiente em que vivem.
Palavras-chave
Meio ambiente; Educação Matemática; Cidadania
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.3738/nucleus.v9i2.804