FORMAÇÃO DE GRUPOS ESTRATÉGICOS ENTRE EMPRESAS DE LATICÍNIOS: uma investigação no estado do Pará, Brasil.

Autores

  • Carlos André Corrêa de Mattos Universidade Federal do Pará http://orcid.org/0000-0002-3027-7479
  • Glenda Maria Braga Abud Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará – EMATER/Pa. Assessoria de Comunicação.
  • Nilson Luiz Costa Universidade Federal de Santa Maria Campus Palmeira das Missões Faculdade de Administração e Economia
  • Antonio Cordeiro de Santana Universidade Federal Rural da Amazônia. Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento.

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1564

Palavras-chave:

Cadeia de Produção, Leite e Derivados, Competitividade, Análise de Agrupamentos.

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar e analisar a presença de grupos estratégicos entre as empresas de laticínios no estado do Pará. A metodologia foi exploratório-descritiva, desenvolvida na forma de censo, e teve como universo de pesquisa as empresas cadastradas no Serviço de Inspeção Federal (SIF/MAPA) e Estadual (SIE/ADEPARÁ). Os dados foram obtidos em pesquisa de campo, com a participação de 30 empresas de laticínios, que representaram 81% das empresas em operação no estado. O tratamento dos dados utilizou estatística descritiva e multivariada (Análise de Agrupamentos) para sistematizar treze indicadores de estratégias competitivas. Os resultados possibilitaram identificar quatro grupos estratégicos, bem diferentes entre si, denominados como Líderes, Seguidores, Ascendentes e Inaptos. As conclusões revelaram que o grupo estratégico mais competitivo, o de Líderes, foi formado por empresas com atuação interestadual, que apresentam maior volume e capacidade de produção, que investem intensamente em inovações em processos e que atribuem maior importância à qualidade da matéria-prima. Os demais grupos assumiram posições intermediárias, até a formação de um grupo composto apenas por empresas de atuação estadual, com reduzida capacidade produtiva e de competitividade (Inaptos). Esses resultados sugerem organizações voltadas para mercados de commodities, com baixa diferenciação e modelos estruturalistas de competitividade. Palavras-chave: Cadeia de Produção; Leite e Derivados; Competitividade; Análise de Agrupamentos.

Biografia do Autor

  • Carlos André Corrêa de Mattos, Universidade Federal do Pará
    Doutor em Ciências Agrárias (2012) pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional (2008) pela Universidade de Taubaté (Unitau). Cursou MBA em Gestão Empresarial (2004) e Gerenciamento de Projetos (2005) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Bacharel em Administração (2002) pela Universidade da Amazônia (Unama), na trajetória profissional atuou em organizações públicas e privadas. Dentre as áreas de concentração, destacam-se: Marketing, Gestão Estratégica, Organizações Públicas, Competitividade, Agronegócio e Organização Industrial. Atualmente é professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Gestão Pública do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) e da Faculdade de Administração (FAAD) da Universidade Federal do Pará (UFPa).
  • Glenda Maria Braga Abud, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará – EMATER/Pa. Assessoria de Comunicação.
    raduada em Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade da Amazônia (1994), cursou Especialização em Docência no Esnsino Superior (1997) e em Administração e Gestão em Marketing (2002). Na Fundação Getúlio Vargas (FGV) concluiu o MBA em Gestão Empresarial (2003) e na Fundação Instituto de Administração (FIA) a Especialização em Gestão do Varejo (2007). Atualmente é Técnica em Planejamento da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará – EMATER/Pa, Tem experiência na área de Relações Públicas, com ênfase promoção de eventos e comunicação rural.
  • Nilson Luiz Costa, Universidade Federal de Santa Maria Campus Palmeira das Missões Faculdade de Administração e Economia
    Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2001); especialização em Administração-Comércio Exterior pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões/URI (2005); mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (2008) e Doutorado em Ciências Agrárias - linha de pesquisa socioeconomia e desenvolvimento rural - pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2012). Atualmente, é docente do curso de Ciências Econômicas do Campus de Palmeira das Missões da Universidade Federal de Santa Maria e líder do Grupo de Pesquisas em Economia, Agricultura Familiar e Agronegócios (GPEA-UFSM), cadastrado no DGP/CNPq. Desenvolve pesquisas nas áreas de competitividade, mercado, desenvolvimento regional e cadeias produtivas do Agronegócio. Foi agraciado pelo Banco do Nordeste do Brasil com o Prêmio BNB de Economia Regional no ano de 2008.
  • Antonio Cordeiro de Santana, Universidade Federal Rural da Amazônia. Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento.
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1983), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (1987) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (1993). Foi agraciado com o prêmio Edson Potsch Magalhães de melhor tese de doutorado em 1994, com o prêmio Rui Miller Paiva de melhor artigo publicado na Revista de Economia e Sociologia Rural em 2005, o título honorífico de Honra ao Mérito pelos relevantes serviços prestados ao agronegócio do Estado do Pará em 2001, o certificado de Honra ao Mérito pela significativa produção científica e mérito acadêmico em 2009 e 2010, homenagem pela dedicação e contribuição para a consolidação do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da UFV, em 2011, e o Diploma do Merito pelos relevantes servicos prestados ao sistema Confea/Creas. Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal Rural da Amazônia e atua no ensino e orientação nos cursos de graduação (Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia de Pesca, Medicina Veterinária, Zootecnia e Engenharia Ambiental) e pós-graduação (Mestrado em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia e em Aquicultura e Recursos Aquáticos Tropicais, e Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido). Foi bolsista de produtividade do CNPq e é líder do grupo de pesquisa "Cadeias Produtivas, Mercados e Desenvolvimento Sustentável" e participa como pesquisador dos grupos "Dinâmica Agrária e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia" e "Projeto Várzea". Coordena três projetos de pesquisa e publica artigos científicos e livros na área interdisciplinar da Economia Agrária e dos Recursos Naturais, fazendo interface com as dimensões da Socioeconomia, Ciências Agrárias e Meio Ambiente, com ênfase nos seguintes temas: Desenvolvimento Local e Sustentável na Amazônia, Arranjo Produtivo Local, Valoração de Recursos Naturais, Governança de Cadeias Produtivas no Agronegócio Regional, Mercado, Comercialização e Análise de Preços. É Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UFRA desde agosto de 2013.

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Publicado

30.04.2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FORMAÇÃO DE GRUPOS ESTRATÉGICOS ENTRE EMPRESAS DE LATICÍNIOS: uma investigação no estado do Pará, Brasil. (2016). Nucleus, 13(1), 421-438. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1564

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