O GÊNERO LITERATURA DE CORDEL TRABALHADO NO COTIDIANO ESCOLAR

Autores

  • Lisângela Aparecida Guiraldelli Fundação Educacional de Ituverava
  • Leandra Aparecida Silva Zanelato Fundação Educacional de Ituverava
  • Lívia Regina Rezende Oliveira Fundação Educacional de Ituverava
  • Luís Gabriel Silva de Faria Fundação Educacional de Ituverava
  • Maria Vilma Pontes da Costa Fundação Educacional de Ituverava
  • Thiago Afonso Nogueira Fundação Educacional de Ituverava

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1586

Palavras-chave:

Gênero Discursivo, Literatura de Cordel, Produção Textual

Resumo

O presente trabalho faz parte de um projeto maior denominado PIBID, financiado pela CAPES, e está sendo aplicado na E.M.E.F. Jardim Guanabara-Ituverava/SP. Essa pesquisa busca trabalhar a leitura, interpretação e produção de textos, focando a coerência e a coesão textual no ensino de Língua Portuguesa, a fim de levar o aluno a ser capaz de identificar e produzir textos dos mais variados gêneros, considerando o contexto, a situação de comunicação, os interlocutores, o conhecimento de mundo e o conhecimento linguístico, o grau de formalidade e o uso descritivo dos elementos da língua. Baseando-se nos estudos e nas noções teóricas de gênero discursivo de alguns autores como Bakthin (1992), Bronckart (1999), Marcuschi (2003, 2008) e Alves Filho (2011), este estudo apresenta como atividade o trabalho com a literatura de cordel (dentro da esfera literária) no cotidiano escolar. No decorrer do projeto, foram sendo trabalhados os conceitos de gêneros discursivos, o panorama histórico e os usos do cordel e elaborados materiais didáticos contendo atividades práticas e procedimentais para serem aplicadas junto à sala de aula. Alguns motes tratados pelos cordéis (bichos, malandragem, viagens fantásticas, humor, temática social etc.) foram apresentados aos jovens alunos pelos bolsistas para que a discussão e a leitura desses folhetos culminassem em produções textuais em formato de cordel.

Biografia do Autor

  • Lisângela Aparecida Guiraldelli, Fundação Educacional de Ituverava
    área de Línguística e Língua Portuguesa

Downloads

Publicado

30.04.2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O GÊNERO LITERATURA DE CORDEL TRABALHADO NO COTIDIANO ESCOLAR. (2016). Nucleus, 13(1), 311-318. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1586

Artigos Semelhantes

1-10 de 1186

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)