O GÊNERO LITERATURA DE CORDEL TRABALHADO NO COTIDIANO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.1586Palavras-chave:
Gênero Discursivo, Literatura de Cordel, Produção TextualResumo
O presente trabalho faz parte de um projeto maior denominado PIBID, financiado pela CAPES, e está sendo aplicado na E.M.E.F. Jardim Guanabara-Ituverava/SP. Essa pesquisa busca trabalhar a leitura, interpretação e produção de textos, focando a coerência e a coesão textual no ensino de Língua Portuguesa, a fim de levar o aluno a ser capaz de identificar e produzir textos dos mais variados gêneros, considerando o contexto, a situação de comunicação, os interlocutores, o conhecimento de mundo e o conhecimento linguístico, o grau de formalidade e o uso descritivo dos elementos da língua. Baseando-se nos estudos e nas noções teóricas de gênero discursivo de alguns autores como Bakthin (1992), Bronckart (1999), Marcuschi (2003, 2008) e Alves Filho (2011), este estudo apresenta como atividade o trabalho com a literatura de cordel (dentro da esfera literária) no cotidiano escolar. No decorrer do projeto, foram sendo trabalhados os conceitos de gêneros discursivos, o panorama histórico e os usos do cordel e elaborados materiais didáticos contendo atividades práticas e procedimentais para serem aplicadas junto à sala de aula. Alguns motes tratados pelos cordéis (bichos, malandragem, viagens fantásticas, humor, temática social etc.) foram apresentados aos jovens alunos pelos bolsistas para que a discussão e a leitura desses folhetos culminassem em produções textuais em formato de cordel.Downloads
Publicado
30.04.2016
Edição
Seção
Artigos
Licença
À revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. A provas finais não serão obrigatoriamente enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.Como Citar
O GÊNERO LITERATURA DE CORDEL TRABALHADO NO COTIDIANO ESCOLAR. (2016). Nucleus, 13(1), 311-318. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1586