O DIREITO AO ENSINO DE QUALIDADE: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE UMA COMUNIDADE

Autores

  • Valdinéa Rodrigues de Souza Borba Fundação Educacional de Ituverava

DOI:

https://doi.org/10.3738/nucleus.v6i1.168

Palavras-chave:

Direito público subjetivo à Educação, Direito ao ensino de qualidade, Escola de Tempo Integral, Representações Sociais, Direito Educacional.

Resumo

Esta pesquisa identifica e analisa as representações sociais dos docentes, dos discentes e dos pais sobre a escola de tempo integral e o direito ao ensino de qualidade. Parte dos pressupostos de que a garantia do direito público subjetivo à educação é constitucional; a escola de tempo integral possibilita um ensino de melhor qualidade; as representações da equipe gestora, dos docentes, discentes e pais sobre o tema, influenciam as práticas pedagógicas; a participação da família no processo educacional dos filhos, bem como o envolvimento dos discentes em seu processo de aprendizagem, garantem a qualidade do ensino. Neste sentido, o Direito Educacional, Moscovici e Jodelet trazem contribuições importantes. A metodologia, de cunho qualitativo, utiliza como instrumentos a associação livre de palavras, questionário semi-estruturado, análise documental, entrevista, diário de campo e pesquisa bibliográfica. A análise e interpretação dos dados apontam para a afirmação de que o Direito Constitucional Educacional ao ensino de qualidade é entendido como um fato real na escola de tempo integral, apesar de o tempo de permanência do aluno na escola não ser uma condição sine qua non para a garantia deste direito, tampouco para o sucesso escolar. Mostra também que para os pais o mais importante é a permanência da criança na escola, pois lá podem ter uma alimentação equilibrada e ficar distantes dos perigos que a rua oferece. Estas concepções contribuem para a discussão sobre o papel de toda a comunidade escolar na busca pela qualidade do ensino e na garantia de direitos educacionais inerentes ao cidadão. Palavras-chave: Direito público subjetivo à Educação. Direito ao ensino de qualidade. Escola de Tempo Integral. Representações Sociais. Direito Educacional.

Biografia do Autor

  • Valdinéa Rodrigues de Souza Borba, Fundação Educacional de Ituverava
    BORBA , Valdinéa Rodrigues de Souza. - Mestre em Educação. Especialista em Direito Educacional. Docente da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - Fundação Educacional de Ituverava. DINALLI , A. - Doutora em Direito, Consultora em Direito Educacional, Membro da Comissão de Direitos Humanos da 12ª Subseção da OAB de Ribeirão Preto.

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Publicado

17.06.2009

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O DIREITO AO ENSINO DE QUALIDADE: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE UMA COMUNIDADE. (2009). Nucleus, 6(1). https://doi.org/10.3738/nucleus.v6i1.168

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