UMA ANÁLISE DA POBREZA E DESENVOLVIMENTO HUMANO SOB O MODELO MULTIDIMENSIONAL

Autores

  • Wesley de Almeida Mendes Universidade Federal de Viçosa
  • Fernanda Gabriela Gandra Pimenta Magalhães Universidade Federal de Viçosa
  • Mateus Cerqueira Anicio Morais Universidade Federal de Viçosa
  • Karina da Silva Matos Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1716

Palavras-chave:

Pobreza, Bolsa Família, Políticas Públicas, Desenvolvimento, Privação da liberdade

Resumo

O desenvolvimento é um termo bastante complexo, desta forma entende-se que sua abordagem deve estar pautada em uma perspectiva multidimensional, que consiga abranger o avanço social sob diferentes aspectos. Dentre eles destacam-se a educação, saúde, habitação e renda. A manutenção de processos ineficientes de desenvolvimento resulta no avanço da desigualdade e na geração da pobreza, que consiste na privação do indivíduo em ter acesso e participação de ações que promovam o bem-estar social, tratados como direito da população, o qual necessita da intervenção do Estado, por meio de políticas públicas que garantam esses direitos para a população. O presente estudo realiza uma pesquisa bibliográfica a fim de analisar o processo de pobreza no Brasil, relacionando com as ações do Estado na promoção de políticas públicas para minimizar tal problema social. Embora muito se fale de pobreza como sinônimo de falta de renda, a pesquisa mostra que a pobreza deve ser observada sobre outras óticas e a falta de renda é trabalhada apenas como um dos fatores promotores da pobreza. O Brasil se destaca com a aplicação do programa Bolsa Família, uma política pública de distribuição de renda e possui como condicionante o acesso dos beneficiários a programas de educação e saúde. Ao longo do estudo percebeu-se que para enfrentar a pobreza deve ser trabalhado as políticas públicas sociais, em suas diferentes áreas, de forma integrada.

Biografia do Autor

  • Wesley de Almeida Mendes, Universidade Federal de Viçosa
    Mestrando em Administração pela Universidade Federal de Viçosa. Bacharel em Administração pela Faculdade Governador Ozanam Coelho. Possui experiência em pesquisas do comportamento do consumidor e, atualmente, realiza pesquisas referentes à Administração Pública e qualidade de vida. Membro do Grupo de Estudos Administração Pública e Gestão Social (APGS). Foi Técnico em Segurança do Trabalho no Centro de Referencia em Saúde do Trabalhador (CEREST), da Prefeitura Municipal de Ubá e exerceu a função de Auxiliar Administrativo no Serviço Social da Indústria de Ubá (SESI - FIEMG).
  • Fernanda Gabriela Gandra Pimenta Magalhães, Universidade Federal de Viçosa
    Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Viçosa. Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (2014).
  • Mateus Cerqueira Anicio Morais, Universidade Federal de Viçosa
    Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa- UFV. Atualmente cursa o mestrado em Administração,enfase em Administração Pública, pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Senso do Departamento de Administração da UFV. Membro do grupo de pesquisa "Gestão e Desenvolvimento de Territórios Criativos"(GDTEC).
  • Karina da Silva Matos, Universidade Federal de Viçosa
    Graduada em Administração pela Universidade Federal de Ouro Preto. MBA em Marketing pela Unopar. Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Viçosa - em andamento.

Downloads

Publicado

13.11.2017

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

UMA ANÁLISE DA POBREZA E DESENVOLVIMENTO HUMANO SOB O MODELO MULTIDIMENSIONAL. (2017). Nucleus, 14(2), 25-34. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1716

Artigos Semelhantes

1-10 de 1053

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)