MODELO DE GESTÃO COOPERATIVA: UM ESTUDO DE CASO NA COEDUCAR
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.2734Palavras-chave:
Cooperativas Educacionais, Modelo de Gestão, COOEDUCAR.Resumo
Esta pesquisa foi desenvolvida no curso de Gestão de Cooperativas do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria, com o objetivo de estudar como se desenvolve o modelo de gestão e se os princípios do cooperativismo são aplicados na Cooperativa de Educação Esportes e Cultura de Caçapava do Sul Ltda. - COEDUCAR, situada na cidade de Caçapava do Sul/RS. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa qualitativa, que, através de um estudo de caso, buscou compreender a importância de uma gestão organizada e estruturada para manter o processo de crescimento e desenvolvimento. Os instrumentos utilizados foram dois questionários abertos (um para associados e outro para coordenação, direção e conselheiros), entrevista com a direção e, observação no ambiente da escola. Amparou-se em Gil (2010), Oliveira (2006) e Fróes (2001). Por meio deste estudo pode-se concluir que uma gestão bem estruturada pode ser a chave para o desenvolvimento de cooperativas nesta área, proporcionando aos seus associados ensino de qualidade com segurança para os alunos e, tendo como base os princípios do cooperativismo aplicados na rotina educacional escolar.Downloads
Publicado
13.11.2017
Edição
Seção
Artigos
Licença
À revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. A provas finais não serão obrigatoriamente enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.Como Citar
MODELO DE GESTÃO COOPERATIVA: UM ESTUDO DE CASO NA COEDUCAR. (2017). Nucleus, 14(2), 107-120. https://doi.org/10.3738/1982.2278.2734