O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: TEORIA E A PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • MARIO MARCOS LOPES Docente do Centro Universitário Barão de Mauá e Faculdade de Educação São Luís. Professor Coordenador na Rede Estadual de Ensino de São Paulo - Diretoria Regional de Ensino de Ribeirão Preto.
  • IZABELA MARIA MAZI Faculdade de Educação São Luís

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.2847

Palavras-chave:

Lúdico. Educação Infantil. Prática

Resumo

Este trabalho tem como finalidade apresentar os resultados de uma pesquisa bibliográfica, que teve como foco a discussão do brincar nas diferentes etapas do desenvolvimento infantil por meio da abordagem de alguns jogos e brincadeiras voltados a primeira etapa da Educação Básica. Procurou-se enfatizar a maneira como crianças se relacionam em seu cotidiano e a forma como interagem socialmente, além de destacar os benefícios proporcionados nos primeiros anos de vida. Com isso, foram levantados aspectos que envolvem o universo lúdico e o cotidiano infantil acerca de alguns teóricos, tanto da Psicologia quando da área educacional. A referida pesquisa aborda ainda, de forma simples, algumas considerações práticas e teóricas acerca dos jogos, brincadeiras e o papel do educador, sujeito fundamental neste processo. Como resultado, foi compreendido a importância do papel do lúdico, as relações sociais advindas desta prática, a construção de conceitos, desenvolvimento integral, além da vivência de maneira significativa frente aos benefícios proporcionados. Desta forma, este estudo proporcionará uma visão e leitura mais consciente acerca do brincar infantil, capaz de formar indivíduos críticos, participativos, e com autonomia perante as dificuldades enfrentadas

Biografia do Autor

  • MARIO MARCOS LOPES, Docente do Centro Universitário Barão de Mauá e Faculdade de Educação São Luís. Professor Coordenador na Rede Estadual de Ensino de São Paulo - Diretoria Regional de Ensino de Ribeirão Preto.
    Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade de Araraquara (2011). Especialista em: Tecnologias e Educação a Distância (2016) pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (2016), Gestão Estratégica de Pessoas (2015), Gestão Escolar (2013) e Didática e Tendências Pedagógicas (2011) pela Faculdade de Educação São Luís e Aperfeiçoamento em Educação Ambiental pela Universidade Federal de São João Del Rei - MG (2010). Graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2008) e Pedagogia (2016) pela Fatece. Autou como Tutor e Orientador no Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em espaços educadores sustentáveis oferecido pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É professor-tutor e orientador de TCC dos Cursos de Especialização da Faculdade de Educação São Luís, além de ministrar aulas nas disciplinas de Gestão Ambiental e Metodologia do Ensino de Ciências. É docente nas disciplinas de: Tecnologia Educacional na Gestão do Conhecimento: Educação Continuada e Evolução Profissional, Metodologia da Pesquisa Científica e orienta trabalhos de conclusão de curso de Especialização na área da Educação pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Atua como Professor Coordenador (Secretaria de Estado da Educação).
  • IZABELA MARIA MAZI, Faculdade de Educação São Luís
    Especialista em Psicopedagogia Institucional e Pedagoga pela Faculdade de Educação São Luís. Professor de Educação Básica da Rede Municipal de Guariba/SP

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Publicado

06.05.2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: TEORIA E A PRÁTICA DOCENTE. (2020). Nucleus, 17(1), 7-29. https://doi.org/10.3738/1982.2278.2847

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