DESENVOLVIMENTO DE SORVETE A BASE DE LEITE SABORIZADO COM POLPA DA ROMÃ ‘WONDERFUL’

Autores

  • Bruno Emanuel Souza Coelho Universidade Federal do Vale do São Francisco, campus Ciências Agrárias, Petrolina, Pernambuco, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-4526-6369
  • Cleciene Nunes da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Karla dos Santos Melo de Sousa Universidade Federal do Vale do São Francisco, campus Ciências Agrárias, Petrolina, Pernambuco, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-5000-0330
  • Marisa da Silva Santana Universidade Federal do Vale do São Francisco, campus Ciências Agrárias, Petrolina, Pernambuco, Brasil.
  • Laiane Eugênia Delmondes Mudo Universidade Federal do Vale do São Francisco, campus Ciências Agrárias, Petrolina, Pernambuco, Brasil.
  • David Castro Alves Universidade Federal do Vale do São Francisco, campus Ciências Agrárias, Petrolina, Pernambuco, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.3502

Palavras-chave:

Punica granatum L.. Gelados comestíveis. Produtos lácteos. Bromatologia.

Resumo

O interesse por produtos alimentícios saudáveis, nutritivos tem aumentado mundialmente, o que resulta em diversos estudos na área de produtos lácteos. O objetivo do presente trabalho foi desenvolver uma formulação de sorvete a base de leite saborizado com polpa de romã ‘Wonderful’, bem como avaliar suas características físicoquímicas. O sorvete foi elaborado seguindo as etapas de: recepção, mistura de ingredientes, pasteurização, maturação, adição de sabor e congelamento. O produto final foi caracterizado quanto aos parâmetros de: pH, acidez titulável, sólidos totais, umidade, açúcares redutores, açúcares não redutores, açúcares totais, gordura, cinzas, vitamina C, zinco, magnésio, cobre chumbo, manganês e ferro. Os resultados mostraram que o sorvete encontra-se de acordo com a legislação brasileira vigente quanto ao teor de sólidos totais, apresenta alto valor mineral no que se refere ao zinco e magnésio, e elevado teor de açúcares. O sorvete apresenta-se como ideal para o consumidor que em sua alimentação possua restrição de gorduras. Não foram detectados teores de cobre, chumbo, manganês e ferro nas amostras. A pesquisa de produtos lácteos à base de frutos contribui para a diversificação no mercado, atendendo as necessidades dos consumidores, que buscam por novos sabores, uma alimentação saudável e alternativa.

Biografia do Autor

  • Bruno Emanuel Souza Coelho, Universidade Federal do Vale do São Francisco, campus Ciências Agrárias, Petrolina, Pernambuco, Brasil.
    Possui graduação em andamento de Engenharia Agronômica (UNIVASF), Técnico em Alimentos (SENAI-PE), e Aperfeiçoado em Didática Básica para Docentes (SENAI - GO). Atualmente é Bolsista de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PIBITI-CNPq). É Instrutor e Tutor do Centro de Excelência em Fruticultura (SENAR/BA). Possui experiência nas áreas de tecnologia de alimentos e produção vegetal, com ênfase em microbiologia e bioquímica de produtos lácteos, microbiologia e bioquímica de frutas e hortaliças, controle de qualidade de alimentos, tecnologia de produtos de origem vegetal com ênfase em frutas, hortaliças e grãos, tecnologia de produtos de origem animal com ênfase em carne, pescado, leite e mel, tecnologia pós-colheita de produtos agrícolas, beneficiamento e armazenamento de grãos e processos de vinificação. Atuo com pesquisa, extensão e inovação tecnológica nos segmentos de: beneficiamento e processamento de produtos agropecuários, tecnologia pós - colheita de frutas e hortaliças, secagem de frutas, hortaliças, plantas medicinais e plantas aromáticas, desenvolvimento de novos produtos e processos na cadeia produtiva dos produtos agropecuários, comercialização de produtos agropecuários e desenvolvimento rural.
  • Cleciene Nunes da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina
    Possui Graduação em Pedagogia pela UNISSUL (Universidade do Sul de Santa Catarina), Especialização em Metodologia e didática do Ensino Superior (EEEMBA (Escola de Engenharia de Eletromecânica da Bahia), e Mestrado em Engenharia de Alimentos pela UFSC(Universidade Federal de Santa Catarina). Tem experiência em docência e pesquisadora na Escola Senai de Petrolina, Coordenou em 2017 e 2018 a Escola Social. Atualmente é Coordenadora de Planejamento e Gestão das Escolas Integrais do Município de Petrolina.
  • Karla dos Santos Melo de Sousa, Universidade Federal do Vale do São Francisco, campus Ciências Agrárias, Petrolina, Pernambuco, Brasil.
    Possui Graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2007), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2008) e doutorado em Engenharia Agrícola também pela Universidade Federal de Campina Grande (2012), ambos na área de Processamento e Armazenamento de Produtos Agrícolas. Atualmente é Professora Adjunto III da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Campus de Ciências Agrárias, Petrolina-PE. Área de trabalho - Tecnologia de Alimentos e Pós-colheita.
  • Marisa da Silva Santana, Universidade Federal do Vale do São Francisco, campus Ciências Agrárias, Petrolina, Pernambuco, Brasil.
    Possui Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Vale do São Francisco.
  • Laiane Eugênia Delmondes Mudo, Universidade Federal do Vale do São Francisco, campus Ciências Agrárias, Petrolina, Pernambuco, Brasil.
    Mestranda em Agronomia - Produção Vegetal na Universidade Federal do Vale do São Francisco. Graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Vale do São Francisco. Atua em pesquisa na área de produção vegetal durante toda a graduação, com as culturas da manga e uva, e estágio realizado em empresa exportadora de manga, localizada na Nicarágua. Facilidade de trabalhar em equipe, bom relacionamento interpessoal, capacidade de liderança e comprometimento com as atividades designadas.
  • David Castro Alves, Universidade Federal do Vale do São Francisco, campus Ciências Agrárias, Petrolina, Pernambuco, Brasil.
    Possui Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Downloads

Publicado

30.04.2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DESENVOLVIMENTO DE SORVETE A BASE DE LEITE SABORIZADO COM POLPA DA ROMÃ ‘WONDERFUL’. (2019). Nucleus, 16(1), 215-224. https://doi.org/10.3738/1982.2278.3502

Artigos Semelhantes

1-10 de 92

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)