O sucesso educacional: uma análise dos condicionantes da qualidade educacional em Minas Gerais

Autores

  • Priscila Fraiz de Paula
  • Juliana Maria de Araújo Universidade Federal de Viçosa
  • Evandro Rodrigues de Faria Universidade Federal de Viçosa
  • Mariane Carolina do Vale Gomes

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.3599

Palavras-chave:

Qualidade educacional. Minas Gerais. Condicionantes da qualidade educacional.

Resumo

Uma educação de qualidade é de extrema importância para o desenvolvimento humano, exercendo influência até mesmo nas suas relações interpessoais. Todavia, até mesmo entre os especialistas da área, não se firmou um consenso sobre o que seja a qualidade educacional e as quais aspectos ela se refere propriamente. Assim, este estudo tem como objetivo a compreensão de quais fatores podem exercer influência sobre a qualidade educacional, além de realizar uma comparação acerca de como os condicionantes se comportam frente à mudança de mensuração de qualidade. Para isso, foi empregada a técnica de regressão linear múltipla com procedimento stepwise, mantendo-se as variáveis explicativas. No primeiro modelo, a qualidade é mensurada através do IDHM – Educação, enquanto no segundo foi utilizado o desempenho médio no Ideb. Os resultados evidenciaram que a taxa de analfabetismo, a taxa de frequência e os gastos com educação corroboraram-se como condicionantes da qualidade nos dois modelos, enquanto o acesso a laboratórios de informática não apresentou a significância desejada para o segundo modelo. Portanto, conclui-se que a qualidade educacional pode ser mensurada através de diversos aspectos, condicionados por diferentes fatores, implicando em uma maior dificuldade na elaboração de políticas educacionais que tenham como objetivo a maximização da qualidade educacional.

Biografia do Autor

  • Priscila Fraiz de Paula
    Bacharel em Ciências Contábeis pela FACISA/UNIVIÇOSA.
  • Juliana Maria de Araújo, Universidade Federal de Viçosa
    Graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Viçosa.
  • Evandro Rodrigues de Faria, Universidade Federal de Viçosa
    Professor Adjunto da Universidade Federal de Viçosa.
  • Mariane Carolina do Vale Gomes
    Bacharel em Ciências Contábeis pela FACISA/UNIVIÇOSA.

Downloads

Publicado

31.10.2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O sucesso educacional: uma análise dos condicionantes da qualidade educacional em Minas Gerais. (2019). Nucleus, 16(2), 221-234. https://doi.org/10.3738/1982.2278.3599

Artigos Semelhantes

1-10 de 1069

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.