QUANTIFICAÇÃO DO TEOR DE ÁGUA DE SEMENTES DE Araucaria angustifólia (Bertol.) Kuntze

Autores

  • Bruna Ariane da Silva Eng. Agrônoma, Mestre em Agronomia. Técnica Administrativa em Educação.
  • José Luiz Nogueira Eng. Agrônomo, Mestre em Agronomia. Técnico Administrativo em Educação.
  • Tereza Cristina de Carvalho Eng. Agrônoma, Prof.ª Doutora do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE. Rua Tomazina S/N, Ponta Grossa, PR, Brasil, 84030-900. http://orcid.org/0000-0001-9446-695X
  • Elisa Serra Negra Vieira Eng. Agrônoma, Doutora em Agronomia / Pesquisadora da Embrapa Florestas, CNPF, Brasil.
  • Maristela Panobianco EngªAgr.ª, Professora Doutora do Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade, Universidade Federal do Paraná, Rua dos Funcionários, 1540, Curitiba, PR, 80.035-050.

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.3653

Palavras-chave:

Pinheiro do Paraná, Grau de umidade, Método de estufa.

Resumo

Sementes de Araucaria angustifolia são consideradas de comportamento recalcitrante, não tolerando a desidratação. Assim, a determinação do teor de água é importante para o monitoramento da perda de água durante o armazenamento e, consequentemente, para a manutenção da sua viabilidade. O objetivo do presente trabalho foi estabelecer critérios para avaliação do teor de água de sementes de araucária. Para tanto foram testadas duas quantidades de sementes por amostra, quatro formas de preparo da semente (sementes íntegras, cortadas em três partes, cortadas em quatro partes e cortadas em fragmentos menores que 7,0 mm); e dois métodos de secagem (estufa a 105°C e estufa a 101-105°C), por diferentes períodos. Com base nos resultados obtidos pode-se concluir que o procedimento mais indicado para a determinação do teor de água de araucária é a utilização do preparo das sementes cortando-as em três partes, pelo método de estufa a 101-105 °C, durante 17 h.

Biografia do Autor

  • Bruna Ariane da Silva, Eng. Agrônoma, Mestre em Agronomia. Técnica Administrativa em Educação.
    Eng. Agrônoma, Mestre em Agronomia. Técnica Administrativa em Educação.
  • José Luiz Nogueira, Eng. Agrônomo, Mestre em Agronomia. Técnico Administrativo em Educação.
    Eng. Agrônomo, Mestre em Agronomia. Técnico Administrativo em Educação.
  • Tereza Cristina de Carvalho, Eng. Agrônoma, Prof.ª Doutora do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE. Rua Tomazina S/N, Ponta Grossa, PR, Brasil, 84030-900.
    Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal do Paraná (2006), Mestre em Fitotecnia pela Universidade de São Paulo (2009) e Doutora em Produção Vegetal pela Universidade Federal do Paraná (2013). Tem experiência na área de análise, produção e beneficiamento de sementes. Já atuou nos seguintes temas: produção de sementes de soja, patologia de sementes, química agrícola (reciclagem de lodos de esgoto, fertilidade e análise de solos) e extensão rural. Atualmente é professora do curso de graduação em Agronomia e pós graduação em Produção e tecnologia de sementes. 
  • Elisa Serra Negra Vieira, Eng. Agrônoma, Doutora em Agronomia / Pesquisadora da Embrapa Florestas, CNPF, Brasil.
    Eng. Agrônoma, Doutora em Agronomia / Pesquisadora da Embrapa Florestas, CNPF, Brasil.
  • Maristela Panobianco, EngªAgr.ª, Professora Doutora do Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade, Universidade Federal do Paraná, Rua dos Funcionários, 1540, Curitiba, PR, 80.035-050.
    EngªAgr.ª, Professora Doutora do Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade, Universidade Federal do Paraná, Rua dos Funcionários, 1540, Curitiba, PR, 80.035-050.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

06.05.2020

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1-10 de 1172

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.