ANÁLISE DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM ADMINISTRAÇÃO COM BASE EM ELEMENTOS EPISTEMOLÓGICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.3688

Palavras-chave:

Administração, Epistemologias, Produção do Conhecimento

Resumo

Este estudo teve o objetivo de investigar elementos epistemológicos presentes em artigos empíricos realizados no campo da administração. Em relação aos procedimentos metodológicos, escolheu-se os artigos empíricos das quatro edições regulares do volume 16 do ano de 2018. Os artigos foram analisados de acordo com sete epistemologias, sendo elas o positivismo, funcionalismo, hermenêutica, fenomenologia, estruturalismo, construtivismo e dialética. Em relação aos resultados, percebeu-se uma predominância de artigos com elementos ligados ao positivismo, funcionalismo e hermenêutica. Pôde-se concluir que essa predominância é um reflexo da produção de artigos científicos empíricos, inclusive no campo da administração, onde as ciências naturais ainda dominam a produção do conhecimento.

Biografia do Autor

  • Wanderson de Almeida Mendes, Universidade Federal de Viçosa
    Doutorando e Mestre em Administração com concentração na área Pública do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa (PPGADM/UFV). Possui especialização em Engenharia e Gerenciamento de Manutenção e MBA Executivo em Gestão de Produção e Qualidade pela Universidade Candido Mendes (UCAM). É graduado em Administração pela Faculdade Governador Ozanam Coelho (FAGOC). Trabalhou como professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - IF SUDESTE MG e como Professor no I-Pro Instituto Profissionalizante. Membro do Núcleo de Estudos em Administração, Governo e Sociedade (N+APGS) (2017-2018). Membro da Sociedade Brasileira de Administração Pública (2018-2019). Membro do colegiado do curso de Administração da UNIFAGOC (2019 - atual).
  • Lucas Pazolini Dias Rodrigues, Universidade Federal de Viçosa
    Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e bacharel em Administração pela mesma instituição. Professor da Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga (FADIP). Vice-Presidente do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), Coordenador do Núcleo de Práticas em Gestão (NPG), Coordenador de Estágio Supervisionado e Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE), todos na referida Instituição.

Downloads

Publicado

30.10.2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ANÁLISE DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM ADMINISTRAÇÃO COM BASE EM ELEMENTOS EPISTEMOLÓGICOS. (2020). Nucleus, 17(2), 145-163. https://doi.org/10.3738/1982.2278.3688

Artigos Semelhantes

1-10 de 580

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)