COMPOSIÇÃO MINERAL DO RIZOMA E RAIZ EM PLANTAS DE Strelitzia augusta SOB DEFICIÊNCIAS DE MACRONUTRIENTES

Autores

  • Viviane Amaral Toledo Coelho Doutorado em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Lavras e University of Queensland, na Austrália. Docente na Faculdade de Almenara, Almenara, Minas Gerais, Brasil.
  • Carla Giselly de Souza Doutorado em Nutrição e Produção Animal pela Universidade Federal da Paraíba e University of Queensland, Austrália e Pós-Doutoranda em Forragicultura pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil.
  • Ednardo Nascimento de Souza Mestre em Ciências da Saúde e Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros. Docente na Faculdade de Alfa Almenara, Minas Gerais, Brasil.
  • Luiza Gobira Lacerda Especialização em Farmacologia e Interação Medicamentosas pelo Centro Universitário Internacional. Coordenador de Curso do ALFA , Faculdade de Almenara, Almenara, Minas Gerais, Brasil.
  • Patrícia Alves Cardoso Mestrado em Microbiologia Agropecuária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Docente da Faculdade de Almenara, Almenara, Minas Gerais, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.3714

Palavras-chave:

Strelitzia augusta, omissão de macronutrientes, plantas ornamentais

Resumo

Objetivo: avaliar o teor e acúmulo nutricionais do rizoma e raiz de plantas de Strelitzia augusta, em solução nutritiva, sob deficiência de macronutrientes. Material e Métodos: O experimento foi realizado em casa de vegetação do DCS/UFLA, Lavras–MG. O esquema estatístico utilizado foi o DIC com três repetições, contendo sete tratamentos, em solução nutritiva. Os tratamentos foram: solução nutritiva completa (controle) e soluções nutritivas com omissões individuais de N, P, K, Ca, Mg e S. Após a germinação, as mudas foram transferidas para a solução nutritiva completa com 10% da sua força iônica (período de adaptação), as quais permaneceram com aeração constante. As plantas foram selecionadas quanto à uniformidade de tamanho e transferidas para vasos de plástico (5L) com solução nutritiva a 100%, no qual foram aplicados os tratamentos. As plantas foram colhidas após 180 dias, sendo, posteriormente, coletada a matéria seca e realizada a análise química do rizoma e raízes das plantas. Resultados: A omissão de macronutrientes afeta a produção de matéria seca do rizoma e raízes de Strelitzia augusta, bem como causam alterações nos teores e nos acúmulos de nutrientes. Conclusões: O balanço nutricional de qualquer vegetal é importante para seu crescimento saudável, visto que as deficiências de macronutrientes causam alterações nos teores e acúmulos do rizoma e raízes de plantas de Strelitzia augusta.

Downloads

Publicado

23.04.2020

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1-10 de 1168

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)