MATEMÁTICA FINANCEIRA: um alicerce para o exercício da cidadania
DOI:
https://doi.org/10.3738/nucleus.v9i1.698Palavras-chave:
Matemática financeira, Cidadania, Educação FinanceiraResumo
Este artigo disserta sobre a abordagem da matemática financeira ao longo do currículo escolar, discutindo e refletindo sobre a importância do tema e a forma como ele é tratado no ensino médio. Através de uma Pesquisa Bibliográfica, baseando-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais e em livros que abordam o tema citado, analisa-se a Matemática Financeira, procurando compreender o modo como ela é trabalhada em sala de aula e como os professores de matemática procuram contextualizá-la com assuntos cotidianos, visando criar perante o aluno a ligação com o seu dia a dia, enfatizando também a necessidade de, através da matemática financeira, trabalhar conceitos de cidadania. São feitas, por fim, algumas análises de livros didáticos indicados por professores da rede pública de Pouso Alegre- MG, para compreender a abordagem adotada do tema em questão.Downloads
Publicado
27.04.2012
Edição
Seção
Artigos
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MATEMÁTICA FINANCEIRA: um alicerce para o exercício da cidadania. (2012). Nucleus, 9(1). https://doi.org/10.3738/nucleus.v9i1.698