TELAS DE SOMBREAMENTO NO DESEMPENHO DE CULTIVARES DE ALFACE

Autores

  • Anderson da Silva Ricardo Unesp-Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Campus de Registro
  • Pablo Forlan Vargas Docente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus Experimental de Registro.
  • Samuel Ferrari Docente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus Experimental de Registro.
  • Gláucia Maria Pereira Pavarini Docente Doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus Experimental de Registro.

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1375

Palavras-chave:

Alface, telas de sombreamento, irradiância

Resumo

Resumo: A crescente demanda por hortaliças com qualidade e periodicidade faz com que agricultores procurem por meios que possibilitam essa produção. Desta forma o presente trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho de cinco cultivares de alface quando submetidas a quatro tipos de cobertura. O experimento foi conduzido entre 16 de fevereiro de 2012 e 10 de maio de 2012, sendo a primeira etapa na área experimental do Setor de Olericultura da Universidade Estadual Paulista Campus Experimental de Registro, em Registro-SP e a segunda etapa no sitio Colônia Jurumirim, em Sete Barras-SP. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso em parcelas subdivididas, com vinte tratamentos (Cultivares: Angelina, Vera, Elisa, Regiane e Lavinia e coberturas Sombrite 50%, Aluminet, Cromatinet e Campo Aberto) e três repetições. As características avaliadas foram: massa fresca, massa seca, diâmetro da cabeça, número de folhas por cabeça e produtividade por área. Dentre os ambientes, o cultivo em campo aberto apresentou maior produtividade. As cultivares Regiane, seguido de Angelina apresentaram os maiores valores para produtividade.

Biografia do Autor

  • Anderson da Silva Ricardo, Unesp-Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Campus de Registro
    Graduado em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP.
  • Gláucia Maria Pereira Pavarini, Docente Doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus Experimental de Registro.
    Engenheira Agronoma- Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995). Em 1998, concluiu o mestrado em Agronomia (Proteção de Plantas) pela UNESP-Botucatu, e em 2002 o doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela UNESP-Jaboticabal. Atualmente é docente em regime RDIDP na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus Experimental de Registro.

Downloads

Publicado

30.10.2014

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1-10 de 1160

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)