O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Maria Madalena Gracioli Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava
  • Marislândia Santos da Silva Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.3975

Palavras-chave:

Coordenação pedagógica. Ensino. Educação. Formação

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a importância do coordenador pedagógico em unidades escolares de educação básica, públicas e privadas, bem como compreender a forma de atuar e os desafios cotidianos intrínsecos a sua função, além de conhecer como percebem o seu papel de formadores, integradores e mediadores do processo de ensino e aprendizagem. O estudo utiliza a pesquisa qualitativa. Como instrumento de coleta de dados, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas realizadas por videochamadas com coordenadoras pedagógicas que atuam em escolas de educação básica públicas e privadas do estado de São Paulo. Na análise dos dados da pesquisa empírica, infere-se que as coordenadoras entrevistadas percebem a relevância do seu trabalho na efetivação de um ensino de qualidade; entendem que são o pilar para o desenvolvimento coletivo e democrático, pautado no diálogo, no acolhimento, na liberdade e na participação; reconhecem os desafios cotidianos como oportunidade de crescimento; demonstram conhecimento do seu papel como formadoras, e compreendem a formação como a reflexão na prática sobre a prática.

Biografia do Autor

  • Maria Madalena Gracioli, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava
    Graduada em Geografia e Pedagogia, mestra em Ciências e Práticas Educativas, doutora em Sociologia pela UNESP/Araraquara. Realizou pós-doutorado no Centro de Estudos Sociais – CES, da Universidade de Coimbra. Docente do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Análise de Políticas Públicas – UNESP/Franca; docente e coordenadora do curso de Pedagogia – EAD da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava – FFCL/Ituverava. Desenvolve pesquisas e orientações com abordagem interdisciplinar nos campos da Educação e da Sociologia, com destaque para ensino médio, formação de professores e estudos de juventude.
  • Marislândia Santos da Silva, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava
    Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava

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Publicado

29.04.2022

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