RISCOS PARA HIPERTENSÃO ARTERIAL EM UM GRUPO DE ESTUDANTES SULMINEIROS
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.1391Palavras-chave:
Hipertensão, Fatores de Risco, Criança.Resumo
INTRODUÇÃO – A hipertensão arterial não é mais uma doença exclusiva de adultos e idosos, pelo contrário, torna-se cada vez mais comum crianças com níveis pressóricos elevados, representado um risco potencial para as complicações associadas à doença. OBJETIVOS - Investigar a prevalência de fatores de risco para hipertensão arterial entre escolares do ensino fundamental de uma escola privada. MATERIAL E MÉTODOS - Estudo de corte transversal, descritivo analítico de abordagem quantitativa realizado com 26 escolares do ensino fundamental, com idade entre 9 e 10 anos. A investigação sobre os fatores de risco associados à elevação da pressão arterial nos escolares dividiu-se em duas partes, na quais, aplicou-se um questionário semiestruturado junto aos pais e posteriormente foi realizado um exame físico nos escolares. RESULTADOS - 15 (57,7%) eram do sexo feminino e 11 (42,3%) do sexo masculino. De acordo com o relato dos pais apenas 14 (53,84%) tinham a pressão arterial aferida com frequência, por outro lado, apenas 10 (38,46%) confirmaram ter presenciado o pediatra aferir a pressão arterial da criança durante as consultas médicas, 19 (73%) nunca passaram por uma avaliação nutricional, 14 (53,8%) assinalaram mais de três doenças no histórico familiar. 16 (61,5%) crianças nunca foram avaliadas para detecção de alterações nos valores glicêmicos ou níveis de colesterol e 10 (38,5%) já foram submetidos a exames, entre estes um (10%) apresentou valores glicêmicos elevados, 11 (42,30%) dos escolares estavam com sobrepeso. CONCLUSÃO - Os fatores de risco associados à elevação da pressão arterial estavam presentes em boa parte dos indivíduos investigados. O desafio no controle dos níveis pressóricos é observado em todas as faixas etárias, entretanto, é fundamental que os estudos sirvam de subsídios para as intervenções em saúde baseada em evidências junto às crianças.Downloads
Publicado
30.04.2015
Edição
Seção
Artigos