CANHOTOS EM TERRA DE DESTROS: AS DIFICULDADES ESCOLARES ENFRENTADAS PELAS PESSOAS QUE ESCREVEM COM A MÃO ESQUERDA.

Autores/as

  • Ingrid Ribeiro da Gama Rangel Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Carlos Henrique Medeiros de Souza Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Eleonora Campos Teixeira e Nascimento Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1533

Palabras clave:

Canhoto, Dificuldades escolares, Preconceito

Resumen

Os canhotos são universalmente minoria, por esta razão, enfrentam dificuldades para se adaptarem a um mundo que concebe a humanidade como destra. No âmbito escolar, não são incomuns os relatos de pessoas canhotas que foram – em algum período do processo educativo – estimuladas, ou até mesmo forçadas, a agirem como destras. A pesquisa esclarece que esta prática pode resultar na formação de um indivíduo inseguro, introvertido e – consequentemente – com dificuldades cognitivas. As pessoas canhotas também são condicionadas a utilizar materiais pedagógicos projetados para os destros. As carteiras escolares aparecem no topo da lista de reclamações de canhotos que sentem dores e incômodos provocados por um mobiliário inadequado para quem escreve com a mão esquerda.

Biografía del autor/a

  • Ingrid Ribeiro da Gama Rangel, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
    Doutoranda em Cognição e Linguagem - UENF
  • Carlos Henrique Medeiros de Souza, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
    Professor doutor e coordenador do Programa de Pós-graduação em Cognição e Linguagem - UENF
  • Eleonora Campos Teixeira e Nascimento, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
    Doutoranda em Cognição e Linguagem - UENF

Publicado

2015-10-30

Número

Sección

Artículos

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