EFEITO DA IDADE DOS OVOS DE Mocis latipes (LEPIDOPTERA, NOCTUIDAE) SOBRE O PARASITISMO DE Trichogramma pretiosum (HYMENOPTERA, TRICHOGRAMMATIDAE) COM DIFERENTES IDADES

Autores/as

  • Priscila Stinguel Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias Núcleo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Manejo Fitossanitário (NUDEMAFI)
  • José Romário Carvalho Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias Núcleo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Manejo Fitossanitário (NUDEMAFI) Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre (FAFIA) Colegiado de Ciências Biológicas
  • Dirceu Pratissoli Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias Núcleo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Manejo Fitossanitário (NUDEMAFI)
  • Vitor Zuim Universidade Federal Rural de Pernambuco Programa de Pós-graduação em Entomologia Agrícola (Mestrado)
  • Leonardo Mardgan Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias Núcleo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Manejo Fitossanitário (NUDEMAFI)

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.924

Palabras clave:

Insecta, Lepidoptera, Parasitoide, Biologia, Interação

Resumen

Esta pesquisa objetivou estudar a influência da idade dos ovos de Mocis latipes (Grennée) (Lepidoptera: Noctuidae) e da idade do parasitoide Trichogramma pretiosum Riley (Hymenoptera: Trichogrammatidae) nas características biológicas desse parasitoide. Para o experimento, lotes com 20 ovos de M. latipes com idades de 0-24 ou 24-48 ou 48-72 horas foram oferecidos em tubo de Duran com uma fêmea de T. pretiosum com 0-24 ou 24-48 ou 48-72 ou 72-96 horas de idade por um período de 24 horas. O parasitismo foi afetado apenas pelo fator idade do parasitoide, apresentando valore mais elevado para parasitoides com idade entre 0-48 horas. A viabilidade se manteve em quase todos os tratamentos iguais a 100%. Os valores observados para razão sexual variaram de 0,82 a 1,00 e o número de descendentes por ovo oscilou entre 2,84 e 4,86 indivíduos. Desta forma, verificou-se que o desempenho e comportamento biológico de T. pretiosum pode ser influenciada tanto pela sua idade quanto pelo desenvolvimento embrionário do hospedeiro em estudo. Além disso, M. latipes mostrou ser um ótimo hospedeiro com base nos parâmetros viabilidade, emergência e número de indivíduos por ovo.

Biografía del autor/a

  • José Romário Carvalho, Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias Núcleo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Manejo Fitossanitário (NUDEMAFI) Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre (FAFIA) Colegiado de Ciências Biológicas
    Engenheiro Agrônomo (UFES) Mestre em Produção Vegetal (UFES) Docente da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre (FAFIA)

Publicado

2013-10-30

Número

Sección

Artículos

Artículos similares

1-10 de 119

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a